top of page
Buscar
  • Foto do escritorNathan Toyama

Lousa Digital Na Sala De Aula

Atualizado: 30 de mar. de 2021

A Lousa Digital geralmente é uma combinação de um quadro branco com um projetor montado na parede ou em um suporte. Equipada com software easy-to-use, a lousa torna-se uma tela de computador visível para toda a sala. O projetor lança a imagem de um computador para a superfície do quadro. O professor controla o conteúdo com toque dos dedos ou um apontador em vez do teclado e mouse. A combinação do software com os resultados do projetor é muito mais do que simplesmente uma imagem projetada.

Este tipo de ferramenta promove o ensino criativo e motiva os alunos à absorver mais informações. O ensino com interatividade digital permite:

• aos alunos começarem a tocar e mover coisas em torno da lousa. Eles também podem fazer anotações e destacar elementos.

• beneficiar de uma visão clara do que está acontecendo no quadro.

• áudio e vídeo que podem ajudar em uma discussão de classe.

O quadro é comum em escolas no Reino Unido, mas nas universidades têm sido mais lento para adotar esta tecnologia. Eles foram originalmente desenvolvidos para o uso em negócios, demonstrando conceitos e permitindo reuniões rápidas. No entanto, eles são uma ferramenta extremamente flexível que pode ser usado tanto com crianças do ensino primário quanto universitários.

O tempo do professor é otimizado e a atenção ao aluno é maior. A interação do docente com a tecnologia resulta na melhor desenvoltura em sala e em uma conexão mais sólida com seus alunos. Conexão no sentido analógico e digital da palavra!

Tudo está na rede e ao alcance de um clique. O livro está informatizado e pode ser consultado na internet, assim como tantas outras fontes de informação. Os estudantes se tornam mais exigentes e buscam as respostas para as dúvidas no celular em suas mãos.

A resposta deve ser rápida, segura e satisfatória. Pode ainda trazer exemplos, gráficos, vídeos e muitos hiperlinks para garantir sucesso na busca. Isso é o bom uso da tecnologia na sala de aula, além de modernizar a ferramenta de estudo, agrega mais valor ao ensino.

Temos que admitir: o mundo mudou e não tem mais volta. A escola mudou junto. Somos todos aliados nessa revolução do conhecimento: a tecnologia, a internet, o aluno, o professor, o tablet, o Google...


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page